// 23 de outubro de 2017
Depois de parir a Cleo fiquei um ano e quatro meses longe das corridas. Foi um período de dedicação exclusiva para ela e de paciência para mim. A corrida me fez muita falta!
Voltei a correr aos poucos. Achei que fosse ser muito mais fácil do que realmente foi. Tive que retomar meu ritmo praticamente do zero. Minhas primeiras corridas não iam além de 4 kms completados em mais de 40 minutos. Foi difícil ficar feliz com um recomeço tão ruim.
Além disso a rotina era outra completamente diferente. Antes da Cleo eu conseguia treinar à noite durante a semana e fazer os treinos longos nas manhãs de sábado. Agora só consigo correr com o sol castigando, e praticamente não consigo correr aos finais de semana.
Ainda assim quando comecei a engrenar no treinamento, decidi que faria a XC Run Buzios, prova que nunca havia feito e que é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro.
Treinei do jeito que deu: corri parando para descansar praticamente todas as vezes, fiz treino de velocidade querendo desistir por me ver tão aquém das minhas expectativas, já quebrei no meio do treino e precisei voltar andando pra casa, fiquei doente e precisei parar 3 semanas para me recuperar, enfim...a maior parte do meu treinamento foi uma bosta, mas sou brasileira e não desisto nunca (apesar de reclamar horrores).
Chegou a semana da prova e eu tranquilona. Nem parecia que estava a tanto tempo sem ganhar uma medalha. Nem me reconheci, justo eu a senhora ansiedade. Mas eis que chegou a véspera da corrida. Chegamos em Buzios e fomos buscar o kit de noite com o pessoal da assessoria. Aí veio a dor de barriga clássica: êêêê! Agora sim entrei no clima na prova!
Eu ia começar a corrida 7h, fazendo o primeiro trecho de 21km. Fred, minha dupla, ia correr o segundo trecho. Assim, ele e Cleo foram me deixar na largada cedinho para me dar boa sorte. O povo todo da
FF Sports Assessoria Esportiva estava lá, o clima estava nublado, perfeito pra correr!
Larguei com
Vivian Alfradique e
Melissa Ribas que me acompanharam nos primeiros kms de prova. Logo depois decidi ir sozinha pra seguir no meu ritmo e não atrapalhar ninguém. Estava bem disposta e o tempo ameno estava ajudando muito os corredores.
Fui um bom trecho sozinha, muitas ladeiras íngremes e eu só lembrava do
Marlon da Costa me falando que por mais que eu quisesse correr, nas ladeiras eu só ia conseguir andar mesmo. Ok, tive que andar, mas andei rápido porque não sou de lerdeza! Nessas ladeiras vi que estava bem preparada pq subia relativamente rápido sem me cansar muito. Encontrei
Aldecir Ci no meio do primeiro trecho de 10km e fomos uma boa parte dele juntos. Acabamos indo cada um no seu ritmo próprio e ele se juntou ao grupo que estava fazendo 42km. Daí continuei sozinha.
Fiz os primeiros 10km super bem, mas estava com medo do segundo trecho pq desde que recomecei a correr não tinha feito nenhum treino de mais de 18km. E ainda sabia que os últimos 3kms de prova seriam de areia. Liguei o despacito e fui seguindo em velocidade de cruzeiro.
A corrida é terapêutica pra mim: não gosto de correr ouvindo música pois prefiro ir com meus pensamentos aleatórios. Fui sozinha o tempo todo, pensando em mil coisas deste tempo em que fiquei parada cuidando da Cleo, no recomeço tão difícil da corrida, no ano passado onde tivemos vários percalços de saúde na família com a recuperação da minha irmã e do meu pai...tudo vem à cabeça.
Quando percebi já estava nos últimos kms de areia. A praia tinha um nevoeiro denso que mal se enxergava quem estava na frente. O cansaço de muita gente era aparente, pois muitos estavam andando. Eu, apesar de também estar cansada, corri o tempo todo. Cheguei no finalzinho e encontrei Fred com Cleo no cangote me esperando pra cruzar a linha de chegada, pra ele de partida.
Finalizei a corrida com Cleo no colo me pedindo para mamar. Não poderia estar mais feliz!
Agora é rumo ao novo desafio! Obrigada ao meu treinador
Marlon da Costa que acreditou em mim e me desafiou a correr 18km quando eu mal conseguia correr 10km decentemente. Nesse dia eu percebi que dava conta de fazer essa prova!
E obrigada ao meu amor
Fred Maia que é a melhor dupla que escolhi pra vida. Tamo junto.
<3