Fui buscar Laura na escola hoje e viemos conversando andando para casa.
- Mãe, quero mudar de escola. Meus amigos me apelidaram de barraqueira pq quero discutir coisas importantes. Eu falo o que eu penso e as pessoas respondem coisas horríveis, debocham da minha cara, eu fico triste com isso.
- Mas vc fala sobre quais assuntos, filha?
- Hoje estava discutindo sobre feminicídio com os meninos da turma. Eles nem sabiam o que era isso, aí eu tive que explicar que é quando um homem mata uma mulher. Então XXX me falou que quando uma mulher faz coisa errada, tem mais é que matar ela mesmo! Mãe, aí eu perguntei que se um amigo dele fizesse alguma coisa errada, se ele achava que matar o amigo seria uma boa ideia. Sabe o que ele respondeu? Que não! Matar mulher pode, mas matar homem é errado. Não aguento isso! Eu disse que tinha visto uma reportagem que falava que a cada 20 minutos uma mulher era assassinada e eles ficaram rindo da minha cara!
Fiquei pasma pensando que minha filha, com 10 anos, está argumentando sobre feminicídio com seus colegas de turma na escola. E continuei o papo:
- Laura, entendo perfeitamente o que vc está sofrendo com esses amigos. Mamãe tb tem alguns amigos que pensam bem parecido sobre esse e outros assuntos, por isso acabei deixando pra trás algumas pessoas que não estavam mais acrescentando nada de interessante na minha vida e incluindo outras pessoas bem bacanas que me fazem ser uma pessoa melhor. Mas como vc e seus amigos ainda são crianças, provavelmente o seu amigo que falou isso está só reproduzindo o que ele aprende em casa, assim como vc quando fala sobre esses assuntos, mas que bom que vc consegue falar sobre isso na escola!
- Mãe, só que XXX tem uma irmã que não pensa igual a ele! Ele só fala essas coisas pq é homem e machista! Todos os meus amigos falam a mesma coisa, falam mal das mulheres! E pior: tem umas meninas da turma que pensam igual a eles! Por isso que eu gostei de ir pro Girls Rock Camp Brasil, lá eu podia falar sobre esses assuntos com as meninas pq todas achavam os temas importantes e ninguém me achava chata por isso. Lá todas as meninas eram iguais a mim...
Não sei o que vcs estão fazendo com as suas crianças, mas por aqui tenho certeza que estou contribuindo pra um mundo muito melhor. Orgulho define.
Nenhum comentário:
Postar um comentário